Alguns alertas

Coisas que aprendi na prática...

 

 tirachardz | freepik

... mas que você não precisa passar por isso também, não é?

  • Nunca, nunca tome medicamentos a base de AAS (acido acetilsalicílico) sob qualquer circunstância. Eles inibem a agregação plaquetária e propiciam ainda mais os sangramentos.
  • Durante o uso dos corticóides, mantenha a dieta e uma rotina de exercícios, para não ganhar mais peso do que necessita. Mas nada de malhar ou fazer dietas restritivas: uma caminhada leve, alongar-se com cuidado e vigiar o que você come pode, além de ajudar seu corpo a superar a crise, proporcionar uma sensação de bem-estar geral.
  • Evite consumir limão durante as crises, pois “afina” o sangue, que sobe aos vasos menores com mais facilidade e propicia hemorragias espontâneas e hematomas. 
  • Durante a fase das aftas e da mucosa bucal enegrecida, evite queijos e alimentos ácidos, como abacaxi e limão, para não causar ainda mais ulcerações e sangramentos.
  • Faça o possível e o impossível para não se machucar, ou ficar doente. A recuperação é muito mais lenta e se torna ainda mais complicada quando o caso não se cura sem antibióticos, que são verdadeiras facas de dois gumes.
  • LEIA SEMPRE A BULA DOS REMÉDIOS QUE FOR INGERIR, principalmente antibióticos e antiinflamatórios. Muitos deles afetam diretamente a coagulação e a agregação plaquetária, e isso para quem tem PTI, pode ser fatal. 
  • Pesquise, com a ajuda de seus responsáveis, o seu histórico de doenças e conheça seu tipo sanguíneo. Conheço pessoas de 30 anos que não sabem qual seu tipo sanguíneo, e no caso de pessoas com distúrbios de coagulação se envolverem em acidentes com grandes traumas, informar o médico faz toda a diferença.
  •  Se você for mulher, todo o cuidado com os anticoncepcionais é pouco. Todos eles afetam diretamente o processo de coagulação, e podem propiciar a formação de trombos e coágulos errantes. Dê preferência a métodos não hormonais de barreira (camisinha, diafragma) ou controle seu ciclo por aplicativos. O uso de DIU deve ser consultado primeiro com seu médico, porém não é aconselhado.
  • A partir de agora, você precisará lidar com a PTI da melhor forma possível. Portanto, quando ficar doente, SEMPRE informe ao médico que você é portador, e ele terá outros cuidados na prescrição de remédios.
  • Dica de ouro: Durante as crises, elimine todas as substâncias químicas da sua alimentação: temperos artificiais, amaciantes de carne, molhos, açúcar, tudo. Dê preferência a temperos e sabores naturais. Isso vai ajudar seu corpo a se desintoxicar mais rapidamente e ajudar o trabalho do seu fígado, já tão sobrecarregado pelas medicações. Se possível, leve esse hábito para a sua vida! Vale a pena. =)

Comentários

  1. Uma dúvida, minha irmã foi diagnosticada a 3 dias com PTI, o médico disse q ela terá q tomar anticoncepcionais sempre para interromper a menstruação até o dia q decidir engravidar, isso não irá prejudicá-la mais? lembrando q ela teve hemorragia forte pelo útero e continua internada, suas plaquetas chegaram a 13.000 e continuam baixas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de como o corpo dela vai reagir à mudança, @Jackcelly. A primeira ação do médico é a de suspender a menstruação para evitar a anemia por perda de sangue, já que durante a menstruação, a descamação do endométrio envolve alguns vasinhos - e isso é perda de sangue sistêmico, sim. Também troquei de anticoncepcional pelo mesmo motivo, mas a suspensão da menstruação, para mim, não foi boa. Há mulheres que reagem de diferentes formas a essa suspensão: algumas ficam ótimas, outras têm oscilações de humor, dores de cabeça e outras reações típicas de uma TPM que não passa nunca.

      Siga a orientação do médico para evitar que sua irmã tenha anemia, sim, pois é o mais urgente. Ela não pode perder mais sangue do que provavelmente já perdeu, entende? Mas investiguem juntas a causa da PTI. Descobrir o que está causando a queda nas plaquetas ainda continua sendo a cura mais eficaz e segura.

      Fique bem, e mande minhas melhoras à sua irmã! =)

      Excluir
  2. Bom dia, eu tenho uma pti diagnosticada há mais ou menos 2 anos. Desde então tenho sido seguida nas consultas da especialidade. De há 2 anos para cá o meu nivel de plaquetas tem-se mantido estavel nos 90.000 o que a medica sempre referiu não ser preocupante. Em dezembro do ano passado parei a pilula para tentar engravidar, com concentimento da minha médica, fiz analises e o valor mantinha-se igual. Este mês de fevereiro repeti analises e o valor das plaquetas vinha nos 57.000 (não estou grávida.). A minha médica explicou que com valores destes não se recomenda fazer qualquer tratamento ainda, e apesar de ela achar que não haverà complicações numa gravidez ela teme complicaçoes na altura do parto, visto que numa gravidez os valores baixam. Vou voltar á consulta em junho e queria que os meus valores ja estivessem num nivel mais confortavel. Apesar de me terem dito que se necessário mesmo gravida se pode fazer medicação para levantar os niveis. Eu queria saber se alem de evitar tomar certos medicamentos, se hà alguns alimentos que deva incluir na minha dieta que possam ajudar estas diabinhas a voltar a subir.

    Obrigado pela atençao
    P.s- todos os outros valores das analises estao bons, e tenho sempre hemoglobina entre os 14.5 e os 15.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, @Nilza Luis! 90.000 realmente não é um nível preocupante, se você consegue mantê-lo sem os corticóides. Se suas plaquetas caem sem aviso antes de engravidar, é possível que haja um espólio ainda maior durante a gravidez, pois tudo o que temos vai para o bebê - e, realmente, a médica está certa, você poderá estar em crise de queda na hora do parto e será muito difícil evitar uma perda excessiva de sangue. Dependendo das condições do parto, isso pode ser fatal.
      Pesquise o quanto antes o que pode estar provocando a púrpura: observe e fique atenta ao que come, bebe, faz ou sente antes da queda, e ficará mais fácil 'fechar' o leque de produtos que possam estar provocando as quedas, pois sendo a púrpura uma doença idiopática autoimune, é uma reação que precisa ser controlada. Pense que seu corpo precisa estar saudável para receber seu bebê,pois até em mães saudáveis o organismo materno é espoliado. Evite expor seu bebê a medicamentos como corticóides, isso é muito triste e os efeitos colaterais podem não ser bons.

      Quando eu tinha quedas, sempre procurava me alimentar com folhas de verde escuro (couve, brócolis, couvef-lor e folhas com odor forte e característico), pois são ricos em Vitamina K e auxiliam a medula na produção de plaquetas novas. Tente também o chá verde, que também é rico nessa vitamina. Não descuide dos alimentos ricos em ferro também, pois é muito fácil sucumbir à anemia pela perda de sangue.
      Espero ter ajudado! Fique bem e que seu bebê venha forte e te encontre com muita saúde. Um abraço! =D

      Excluir
  3. ola parabéns pelo blog. Tenho uma filha com PTI, acompanhamos constantemente e li todas as suas matérias. Muito obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar o blog! Espero que as dicas sejam válidas para a sua filha. Melhoras! =D

      Excluir

Postar um comentário

Achou interessante ou útil? Comente, e compartilhe!
Assim poderemos levar estas informações a pessoas que também precisam de ajuda na busca de uma solução.