Substâncias perigosas


 


Todo cuidado é pouco! Além do que ingerimos sem saber no dia-a-dia, como refrigerantes light-zero, até os excipientes de medicamentos conspiram contra os portadores de PTI. Neste artigo da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, os estudiosos afirmam que aspartame, sacarina sódica, ciclamato de sódio (que são adoçantes que encontramos até no supermercado), amarelos tartrazina e betacaroteno (presentes em alguns suplementos vitamínicos) têm o poder de afetar - e muito - a agregação plaquetária. E tem mesmo.

Nesta semana, em dieta, usei adoçante durante toda a semana na vitamina de frutas. Resultado: queda imediata de plaquetas, denunciada pelas petéquias. ¬¬

Fica o alerta: se estiverem em dieta, não consuma esses produtos, nem mesmo em refrigerantes e sucos light. Às vezes, querendo desinchar logo e perder o peso ganho com os corticóides, estamos prejudicando nossa saúde e nossa recuperação.

Fontes:
Foto: www.zun.com.br 
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, clique aqui
Artigo em inglês no site http://newsgroups.derkeiler.com/

Comentários

  1. Oi Izabela, descobri minha PTI há menos de 2 meses e estou aqui naquela busca por ajuda na internet e por ajuda de pessoas que já passaram pelo mesmo problema. Fiquei super interessada na Auto-Hemo, você tem alguma dica? Obrigada, Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, @Marcelinha. Realmente, partir para a pesquisa é o melhor meio para entender a PTI, e possivelmente descobrir como se livrar dela. Ler os relatos de pessoas com o mesmo problema ajuda muito a compreender e superar uma doença tão chata quanto misteriosa. Não desista de pesquisar, e tente puxar pela memória se não está usando algum produto que esteja provocando uma reação alérgica, viu? No meu caso, era o adoçante Zero Cal. Suspendi o uso, e desde julho de 2012 voltei a ter minha saúde e minha vida de volta. =D

      Sobre a autohemoterapia, há quem a defenda e há quem a acuse de pseudociência; mas eu, particularmente, fiz uso durante as crises, e isso me ajudava muito numa recuperação mais rápida por estimular o baço, que é o 'abatedouro' das plaquetas. Apenas recomendo que, se optar pelo tratamento, o faça com um profissional de saúde que entenda o procedimento de forma completa e use material descartável e estéril, ok?

      O conhecimento por parte do profissional de saúde é fundamental, para que o material de coleta seja usado de forma adequada - uma seringa e uma agulha para cada aplicação, sem reaproveitamento - e não injete o sangue de forma muito rápida na nádega (não recomendo no braço), para não causar hematomas ou rigidez muscular.

      Mas sempre, sempre procure saber sobre a autohemo, e faça somente se sentir absoluta confiança. Melhoras, querida!

      Excluir
  2. Olá, tenho PTI a quase 2 anos, quando da descoberta estava com 10.000 plaquetas, fiz tratamento com corticoides por 4 meses mais não obtive resultados maiores que 40.000. Hoje estou sem nenhuma medicação e com plaquetas em 26.000, porém ao ler seu blog achei muito interessante, primeiro por também não compreender que nosso próprio organismo possa nós atacar e depois a respeito do adoçante.Nunca havia parado para pensar nessa hipótese e nem sabia que era agressivo a pti. Pois a mais ou menos 4 anos ao tentar emagrecer faço uso de adoçantes em grandes quantidades e tomando conhecimento do seu caso, a partir de agora vou suspende-lo e acompanhar se a mudanças significativas. Aproveitando o ensejo gostaria de saber se há mais alguns alimentos que pode ser prejudicial para quem tem pti, pois meu médico diz que individual de cada pessoa, mais é sempre bom a troca de informações. Desde já agradeço e uma ótima evolção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, @Paulo Henrique Lopes! Fico feliz que o blog tenha te aberto mais uma possibilidade para conseguir a cura. A PTI, assim como o Lúpus e outras autoimunidades, possuem a mesma mecânica de ação das alergias - infelizmente, os médicos ainda não compreendem totalmente como tais doenças acontecem, e sofremos por anos por não saber como combater algo que nosso próprio corpo faz. Portanto, as conclusões que tive e estão relatadas nesse blog são resultado de pesquisas e métodos empíricos de investigação e eliminação, enquanto portadora de PTI.

      Se puder analisar, dentro desses dois anos, quais substâncias que você começou a consumir e 'peneirar' os potenciais agentes alérgicos, estará muito perto da cura. Deixe o emagrecimento um pouco de lado, e tente se concentrar na sua investigação, ok? Pois quando finalmente descobrir o que te faz mal, você estará no controle da situação, e assim poderá encontrar produtos similares que não te farão mal.

      No meu caso, substituí o ciclamato pela sucralose e ficou tudo bem, mas antes de usar sucralose, fiz uma dieta de recuperação com muitas frutas e adoçando tudo com açúcar. Somente depois que pude me certificar de que era realmente o ciclamato, passei a evita-lo e nunca mais tive queda de plaquetas. Já serão dois anos de cura completa, e sem infecções, dores, inchaço ou remédios. Há grande chance de que, seguindo a pista dos adoçantes e evitando todos os produtos light/diet que você possa estar consumindo para desinchar, consiga encontrar o que está te fazendo mal. Mas seu médico está certo, isso varia de pessoa para pessoa, portanto não desista. Você vai conseguir!

      Um abraço, boa sorte na sua investigação e melhoras rápidas para você! =D

      Excluir

Postar um comentário

Achou interessante ou útil? Comente, e compartilhe!
Assim poderemos levar estas informações a pessoas que também precisam de ajuda na busca de uma solução.